trabalhar em casa

Trabalhar em casa tem suas vantagens, especialmente em tempos de pandemia. Mas será que é a melhor opção a longo prazo? 

Existem diversos benefícios ao optar por trabalhar em casa, como flexibilidade de horários, economia, aumento na qualidade de vida e mais tempo disponível para focar em questões pessoais. 

Porém, se considerarmos o longo prazo, trabalhar em casa (e somente em casa) não é a opção ideal. 

Embora haja menos pressão externa, mais comodidade e menos interferências, existem alguns pontos negativos ao optar por trabalhar em casa durante muito tempo. 

E é sobre isso que falaremos no post abaixo. Você entenderá quais são as desvantagens de ficar trabalhar em casa apenas, e como optar por um coworking pode ser a solução para encontrar um equilíbrio ideal na sua vida profissional! 

 

Produção x Disciplina 

É muito fácil ter uma queda na produção quando um profissional opta por trabalhar em casa. 

Isso acontece principalmente porque é necessário ter uma disciplina muito maior ao optar por esse modelo de trabalho. 

A verdade é que é muito fácil se distrair ou até mesmo ficar aqueles mais “5 minutinhos na cama” antes de começar a trabalhar. 

Cinco minutinhos a mais pode parecer inofensivo em um primeiro momento, mas no final do mês isso pode representar uma queda significativa na produção. 

Isso não apenas traz consequências para o funcionário, como também para a empresa.  

Por outro lado, quando um profissional opta por trabalhar em umcoworking, isso dificilmente acontece. O ambiente de um coworking somado à sua energia faz justamente o contrário: a produção aumentar ainda mais. 

Por isso, se você tem dificuldade para manter o foco em casa, trabalhar em um coworking que já oferece uma estrutura pronta e profissional pode ser a opção ideal para você. 

Hora de lazer e de trabalho 

trabalhar em casa

Outro ponto crucial para determinar a produtividade de uma pessoa ao trabalhar em casa é o ponto de equilíbrio entre trabalho e lazer. 

Na verdade, esse desequilíbrio pode acontecer dos dois lados. Ou o profissional trabalha demais, ou muito menos do que deveria. 

Não é fácil separar as coisas quando estamos trabalhando em casa. Qualquer coisa pode ser motivo de distração, como o filho querendo brincar, a televisão ligada ou o celular chamando a atenção com as redes sociais. 

Por outro lado, como não é necessário “bater ponto” em casa, o contrário também pode acontecer, e o profissional pode passar horas demais trabalhando. 

Novamente, trabalhar em um coworking pode ser a solução para resolver esse problema. 

Além de você trabalhar em ambientes profissionais e criados especialmente para trabalho, a rede formada por profissionais de todas as áreas trabalhando juntos minimizam esse risco. 

E, claro, quando você não está em casa, fica muito mais fácil controlar o tempo de trabalho. 

A questão do isolamento ao trabalhar em casa 

Essa é uma das questões mais importantes quando pensamos em trabalhar em casa, e talvez a maior desvantagem de todas. 

Muitos profissionais acabam tendo mais contato com os colegas de trabalho do que com as pessoas que vivem com ele. 

E trabalhar em casa geralmente leva ao isolamento social. Desse modo, isso pode trazer muitas consequências para a saúde mental do profissional, bem como para a sua produtividade. 

Inclusive, existem estudos que relacionam a questão do isolamento social com a depressão. 

Existem algumas maneiras de driblar o isolamento ao trabalhar em casa, mas definitivamente não é a mesma coisa de estar sempre em contato com outras pessoas. 

Por isso, optar por um coworking é a solução ideal para quem não consegue lidar com esse problema. 

Afinal, em um coworking você terá contato com diversos profissionais, tanto da sua área quanto de áreas distintas. 

Inclusive, um coworking é uma das melhores formas de aumentar o seu networking. 

Você não precisa necessariamente trabalhar todos os dias em casa ou em um coworking. 

Se você conseguir equilibrar alguns dias em casa e outros em um coworking, pode ter certeza de que o seu rendimento já aumentará bastante! 

Regalias podem ser discutidas ao trabalhar em casa? 

trabalhar em casa

Obviamente, algumas regalias que um profissional tem na empresa são perdidas quando ele passa a trabalhar em casa. 

Por exemplo, o direito a ter vale transporte ou vale alimentação. Afinal, não é mais necessário se locomover ou almoçar fora de casa. 

Porém, se você não estiver sendo muito produtivo em casa e precisar fazer parte das suas horas em um coworking, poderá conversar com o gestor ou com o setor de RH da sua empresa para tentar entrar em um acordo. 

Por exemplo, se você optar por fazer um trabalho remoto, fazendo metade das horas em home office e a outra metade em um coworking, negociar com o setor metade dos direitos é uma opção válida. 

E em muitos casos, é possível que você consiga receber parte dos seus direitos trabalhistas!  

Os custos aumentam ou diminuem ao trabalhar em casa? 

As duas coisas. Se por um lado você economiza com transporte e alimentação, por outro, é necessário fazer investimentos para montar um escritório em casa. 

Afinal, você precisará investir em mesa, cadeira, equipamentos de trabalho, uma boa internet, iluminação, etc. 

Especialmente em tempos de pandemia, isso pode ser inviável para muitas pessoas. 

Trabalhar em um coworking acaba sendo uma opção bem mais viável, já que os custos são muito menores se comparados ao valor investido para montar um escritório em casa e fazer sua manutenção. 

Além disso, o ambiente de um coworking já é preparado com tudo o que é necessário para se ter um alto rendimento durante o trabalho. 

E, por fim, coworkings geralmente contam com um plano de contingência. Por isso, você estaria assegurado trabalhado em um coworking como a DESK Coworking! 

Conclusão

Trabalhar em casa é uma opção interessante, mas em curto prazo. Claro que isso depende de pessoa para pessoa, mas por que não optar por um ambiente profissional e que foge completamente do padrão de escritórios convencionais? 

Agora que você já sabe de algumas desvantagens ao se trabalhar em casa e como solucionar esse problema, que tal conhecer mais os serviços oferecidos pela Desk Coworking?